quarta-feira, 30 de outubro de 2013

TEXTO REFLEXIVO

  
                                                      TEXTO REFLEXIVO

 
 
                                "A LENDA DO MONGE E DO ESCORPIÃO"
 
 
 
 
          Monge e discípulos iam por uma estrada e quando passaram por uma ponte viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, entrou na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio. Foi então a margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou.
          Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.
        - Mestre, deve estar doendo muito! -Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso?- Que se afogasse!- Seria um a menos!- Veja como ele respondeu à sua ajuda! -Picou a mão que o salvara!-Não merecia sua compaixão!
          O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:
         -"Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha".
         
 
          Esta parábola nos faz refletir a forma de melhor compreender e aceitar as pessoas com quem nos relacionamos.Não podemos e nem temos o direito de mudar o outro, mas podemos melhorar nossas próprias ações e atitudes, sabendo que cada um dá o que tem e o que pode. Devemos fazer a nossa parte com muito amor e respeito ao próximo. Cada qual conforme sua natureza, e não conforme a do outro.
 
                                                                                      PARÁBOLA







      "DIALOGAR É TRANSFORMAR CONFLITOS EM APRENDIZAGEM E MUDANÇAS"


É IMPORTANTE QUE LIDERANÇAS ESCOLARES, PROFESSORES, FUNCIONÁRIO, ESTUDANTES E SUAS FAMÍLIAS APRENDAM A EXPLORAR E LIBERAR O POTENCIAL CRIATIVO DOS CONFLITOS E A IMPEDIR QUE,MAL COMPREENDIDOS E MAL MANEJADOS,POSSAM SE APRESENTAR SOB A FORMA DE ESTAGNAÇÃO OU VIOLÊNCIA.

DOMINIC BARTER,ESPECIALISTA EM "COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA",COSTUMA DIZER QUE AS NECESSIDADES HUMANAS NÃO ENTRAM EM CONFLITO, ELAS COEXISTEM: O QUE ENTRA EM CONFLITO SÃO AS ESTRATÉGIAS QUE UTILIZAMOS VISANDO ATENDER NOSSAS NECESSIDADES.

                                                                                                                        (BARTER)




     "A LARANJA DA DISCÓRDIA OU O PODER DO "POR QUE".


AO FINAL DO DIA, UMA QUITANDEIRA ESTÁ PARA FECHAR AS PORTAS QUANDO ENTRAM,AFOBADAS,DUAS FREGUESAS.
- QUERO UMA LARANJA! - DIZEM AO MESMO TEMPO.
ACONTECE QUE SÓ RESTAVA UMA ÚNICA LARANJA NA QUITANDA.QUE FAZER?
A QUITANDEIRA PROPÕE DIVIDIR A LARANJA AO MEIO.
- NÃO! - REAGEM IMEDIATAMENTE DONA CLARA E DONA NINA,MUITO NERVOSAS.AS DUAS QUERIAM A LARANJA INTEIRA.
NESSE MOMENTO, A QUITANDEIRA PERGUNTA:
- MAS POR QUÊ?. POR QUE VOCÊS PRECISAM DE UMA LARANJA INTEIRA?
- PORQUE VOU FAZER UM BOLO E PRECISO DE TODA A CASCA - DIZ A PRIMEIRA.
- PORQUE PRECISO DO SUCO DA LARANJA INTEIRA - DIZ A SEGUNDA.


A PERGUNTA DA QUITANDEIRA POSSIBILITOU O DIÁLOGO. DONA NINA E DONA CLARA TIVERAM A OPORTUNIDADE DE EXPOR QUAIS ERAM SUAS NECESSIDADES E DE SE OUVIR, O QUE TORNOU POSSSÍVEL ENCONTRAR ESTRATÉGIAS QUE PERMITISSEM ATENDÊ-LAS.O CONFLITO ESTAVA RESOLVIDO.




"UMA  PALAVRINHA PARA PROFISSIONAIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO".

CONFLITOS EXISTEM PO TODA A PARTE.NÃO SÃO,EM SUA NATUREZA,NEM BONS NEM RUINS: FAZEM PARTE DA VIDA EM SOCIEDADE.A MANEIRA COMO LIDAMOS COM ELES, NO ENTANTO, FAZ COM QUE TENHAM DESDOBRAMENTOS POSITIVOS OU NEGATIVOS.QUANDO BEM MANEJADOS, OS CONFLITOS PODEM LEVAR A SITUAÇÕES DE INTENSA CRIATIVIDADE E APRENDIZAGEM. QUANDO IGNORADOS OU MAL ADMINISTRADOS,PODEM TER CONSEQUÊNCIAS DA INABILIDADE EM SE MANEJAR CONFLITOS. COMPREENDER ISSO É UMA QUESTÃO CRUCIAL PARA GESTORES E OUTRAS LIDERANÇAS ESCOLARES.

PESQUISAS RECENTES MOSTRAM QUE MUITOS ALUNOS E PROFESSORES NÃO SE SENTEM SEGUROS NAS ESCOLAS . O INTERESSANTE É QUE O SENTIMENTO DE INSEGURANÇA PODE AFLORAR COM OU SEM RAZÕES OBJETIVAS. SENTIMENTO É FATO. E, QUANDO VOCÊ NÃO SE SENTE SEGURO, APRENDER TORNA-SE MUITO DIFÍCIL.

O QUE PODEMOS FAZER A RESPEITO? SERÁ QUE OS COMPORTAMENTOS DESRESPEITOSOS, AS AGRESSÕES PSICOLÓGICAS E FÍSICAS, A DESTRUIÇÃO E O FURTO DE PROPRIEDADES QUE ACONTECEM EM TANTAS ESCOLAS APENAS REFLETEM A ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA DE UMA SOCIEDADE DIVIDIDA E INJUSTA? DEVEMOS CONSIDERAR ESSAS SITUAÇÕES PARTE INTEGRANTE DA CULTURA ATUAL E ACEITÁ-LAS COM FATO CONSUMADO?

ACREDITAMOS QUE NÃO.E COM UM BOM MOTIVO.

DIRETORES, COOREDENADORES E SUPERVISORES, UNDOS A PROFESSORES,FUNCIONÁRIOS, ALUNOS, FAMÍLIAS, ORGANIZAÇÕES E INDIVÍDUOS INTERESSADOS,TÊM DEMONSTRADO QUE, MESMO EM SITUAÇÕES EXTREMAMENTE DIFÍCEIS, É POSSIVEL FAZER DA ESCOLA UM LUGAR SEGURO, ALEGRE E ESTIMULANTE PARA AS CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS.

                                                            (RUBENS ALVES)



                                                                                                      
                                                                                                                           


 


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